Fraude fiscal: PJ faz buscas a 20 empresas da grande Lisboa - TVI

Fraude fiscal: PJ faz buscas a 20 empresas da grande Lisboa

dinheiro

Cerca de 20 empresas da área da grande Lisboa estão esta sexta-feira a ser alvo de buscas pela Polícia Judiciária por suspeitas de evasão fiscal e facturas falsas, disse à «Lusa» fonte policial.

Relacionados
Segundo a mesma fonte, as buscas decorrem numa acção conjunta da Direcção Central de Investigação e combate da corrupção e criminalidade económica e financeira (DCICEF) e da Direcção Geral de Contribuições e Impostos (DGCI).

Esta acção insere-se no combate à fraude e evasão fiscais, nomeadamente da denominada «fraude carrossel» e facturas falsas, as quais, regra geral, envolvem montantes muito elevados de fraude fiscal.

A «fraude carrossel do IVA» caracteriza-se por uma rede de operadores estabelecidos em vários pontos da União Europeia e que, simulando um circuito de transacções intracomunitárias entre si, fazem as mercadorias circular sem o imposto de valor acrescentado (IVA) entre dois ou mais países comunitários.

Os contribuintes fraudulentos visam, com o esquema, obter não só reembolsos indevidos de imposto, por parte das administrações fiscais, mas também dar uma vantagem concorrencial ao comprador situado no final da cadeia, visto que os preços pagos são muito inferiores aos preços normais do mercado.
Continue a ler esta notícia

Relacionados