EDP concretiza aquisição da Horizon por 2,01 mil milhões - TVI

EDP concretiza aquisição da Horizon por 2,01 mil milhões

EDP

A EDP fechou ontem a aquisição da Horizon por 2,74 mil milhões de dólares, ou seja, 2,01 mil milhões de euros.

Relacionados
O financiamento desta aquisição foi realizado com recurso a um empréstimo bancário concedido à EDP, tendo sido contratado para o efeito um empréstimo bancário sindicado no montante de 3 mil milhões de dólares, isto é, 2,21 mil milhões de euros, uma tranche 1,5 mil milhões de dólares com prazo de 1 ano (com opção de extensão por mais 1 ano) e outra tranche de igual montante com prazo de 7 anos. A montagem do empréstimo foi liderada pelo Barclays Capital e pelo Citigroup.

Segundo o comunicado da Energias de Portugal à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa «concretizou ontem a compra de 100% do capital social da Horizon Wind Energy LLC, na sequência da verificação das condições suspensivas do contrato de compra e venda celebrado no dia 27 de Março último entre a EDP e a Goldman Sachs, nomeadamente a obtenção das autorizações regulatórias necessárias por parte das autoridades federais e estaduais norte-americanas».

Esta transacção valoriza os activos («enterprise value») da Horizon nesta data em 2,74 mil milhões de dólares (2,01 mil milhões de euros), incluindo todos os investimentos incorridos até à data pela Goldman Sachs.

A EDP remata garantindo que com esta aquisição, a empresa liderada por António Maexia reforça a sua posição «como player líder a nível mundial no sector das energias renováveis».

Recorde-se que estes valores estão em linha com o anunciado pela EDP em Março.

As acções da eléctrica seguem a somar 0,98% para os 4,13 euros.
Continue a ler esta notícia

Relacionados