Síria refuta acusações de construção de reactor nuclear - TVI

Síria refuta acusações de construção de reactor nuclear

Mapa da Síria

Presidente Bachar Al-Assad negou que o sítio bombardeado no ano passado por Israel em território sírio fosse um reactor nuclear militar

Relacionados
O presidente da Síria, Bachar Al-Assad, negou que o sítio bombardeado no ano passado por Israel em território sírio fosse um reactor nuclear militar como foi afirmado pelos Estados Unidos, garantindo que Damasco não pretende possuir a bomba atómica, informa a agência Lusa.

O ataque aéreo israelita de Setembro de 2007 «visou um complexo militar em construção, não uma instalação nuclear, como pretendem fazer crer Israel e os Estados Unidos», disse o presidente Al-Assad em entrevista publicada hoje pelo diário Al-Watan, do Qatar.

«Seria normal que construíssemos uma instalação nuclear no deserto e que não a protegêssemos com defesas anti aéreas, um sítio nuclear exposto aos satélites (de espionagem) no centro da Síria e em espaço aberto?», questionou Al-Assad, acrescentando: «Não pretendemos possuir a bomba atómica, mesmo que o Irão adquira uma».

Os Estados Unidos afirmaram na semana passada que o alvo na Síria destruído pela aviação israelita em 6 de Setembro de 2007 eram instalações para um reactor nuclear construído secretamente com ajuda da Coreia do Norte.

O director da Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA) criticou há dias os Estados Unidos e Israel por não o terem informado sobre a existência dessa suposta instalação nuclear secreta na Síria.

De acordo com os Estados Unidos, este reactor viria a permitir fabricar a bomba atómica se não tivesse sido destruído por Israel.
Continue a ler esta notícia

Relacionados