Itália: greve de camionistas causa problemas - TVI

Itália: greve de camionistas causa problemas

  • Portugal Diário
  • 11 dez 2007, 22:01

Não permitindo abastecimento de combustível e distribuição de alimentos frescos

Relacionados
A greve dos camionistas italianos dificultou esta terça-feira o abastecimento de combustível e alimentos frescos no país, levando o governo a ordenar a suspensão do protesto a partir das 00:00 de quarta-feira (hora local), escreve a Lusa.

A paralisação de cinco dias, que se iniciou na segunda-feira, pretende exigir a redução dos preços do combustível e menos horas de trabalho.

O ministro italiano dos Transportes, Alessandro Bianchi, ordenou hoje que os camionistas retomem a sua actividade a partir das 00:00 de quarta-feira (23:00 de hoje, na hora de Lisboa) e anunciou que novas conversações estão agendadas para 20 de Dezembro.

O governante invocou «direitos fundamentais dos cidadãos» para a suspensão da greve, que tem bloqueado auto-estradas nos arredores das principais cidades, criando dificuldades no abastecimento de combustíveis e alimentos frescos.

Vinte e dois mil trabalhadores da Fiat estiveram parados, devido à falta de entrega de materiais e componentes, prevendo o fabricante automóvel que o número de empregados afectados possa aumentar para os 50 mil nos próximos dias.

Muitas gasolineiras da capital italiana encerraram ou ostentavam cartazes que anunciavam falta de combustível.

Segundo a associação do sector, cerca de 60 por cento das gasolineiras foram afectadas com a paralisação, sendo que as que continuam a funcionar poderão fechar durante a noite de hoje.

O protesto dos camionistas privou supermercados de carne fresca, leite, fruta e legumes.

Muitos agricultores poderão ter prejuízos avultados se continuarem sem escoar a sua produção.

De acordo com a imprensa italiana, alguns camionistas que se recusaram a aderir à greve foram atacados, tendo as suas viaturas sido apedrejadas e ficado com pneus furados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados