Seca deixa milhões de chineses sem água potável - TVI

Seca deixa milhões de chineses sem água potável

  • Portugal Diário
  • 13 abr 2007, 13:08

Previsões pouco animadoras: temperatura vai aumentar nas próximas semanas

Relacionados
Mais de 12 milhões de chineses encontram-se sem acesso a água potável, após uma seca prolongada, informou esta sexta-feira a agência noticiosa oficial chinesa Nova China, escreve a agência Lusa.

A seca, no norte, noroeste e sudoeste do país, afecta, além dos milhões de pessoas, 14 milhões de hectares de terra arável, dos quais 3,1 milhões têm agora culturas, de acordo com a Nova China, que cita dados do Centro Estatal de Controle de Inundações e Socorro a Secas.

O centro referiu que 11 milhões de cabeças de gado sofrem com a falta de água, especialmente o município de Chongqing e as províncias de Sichuan, Guizhou e Yunnan.

A Nova China afirma que as previsões apontam para um agravamento no norte do país, pois as previsões meteorológicas apontam para pouca chuva nas próximas semanas, com a temperatura a aumentar.

A falta de água é crónica na China, devido à intensidade das explorações agrícolas e à baixa protecção dos recursos naturais.

Estudos oficiais concluíram que cerca de metade da população chinesa, 600 milhões de pessoas, consome água contaminada por detritos animais ou humanos, enquanto 70 por cento da água nos sete maiores sistemas fluviais do país é imprópria para contacto humano.

Em 2005, as reservas de água na China eram de apenas 2.200 metros cúbicos por pessoa, menos de um terço da média mundial e um quarto da média dos Estados Unidos da América.

Pelo menos 500 milhões de pessoas tem acesso a menos água do que a população da Somália, segundo Vaclav Smil, professor na Universidade de Manitoba, no Canadá.
Continue a ler esta notícia

Relacionados