Túmulo de Savimbi «profanado» - TVI

Túmulo de Savimbi «profanado»

  • Portugal Diário
  • 22 jan 2008, 19:49
Jonas Savimbi morto em combate II (Foto Miguel Souto/LUSA)

Angola: sepultura de antigo líder da UNITA parcialmente destruída

Relacionados
O túmulo do antigo líder da UNITA, Jonas Savimbi, morto em combate em Fevereiro de 2002, foi parcialmente destruído por um grupo de jovens entretanto detidos pela polícia, disse esta terça-feira o porta-voz deste partido, noticia a Lusa.

Adalberto da Costa Júnior disse à Agência Lusa que a «profanação» do túmulo de Savimbi teve lugar a 3 de Janeiro e que «tudo indica que a intenção era retirar do local todas as indicações referentes à pessoa».

Isto, porque, adiantou o porta-voz da UNITA (União para a Independência Total de Angola), o que foi danificado ou retirado do tumulo do fundador deste partido, enterrado em Luena, na província do Moxico, são «apenas» as placas com dizeres sobre o falecido bem como alguns ornamentos do conjunto que «embeleza» o local.

A Polícia Nacional confirmou à Rádio Ecclesia que foram detidos os responsáveis pelos danos causados no túmulo de Jonas Savimbi, morto em combate em 2002, depois do reatamento da guerra em Angola em 1992, após as falhadas eleições gerais cujos resultados não foram aceites pela UNITA.

Com a morte de Savimbi, Angola retomou a paz interrompida em 1992, totalizando o país 27 anos de guerra entre as forças da UNITA, lideradas por Savimbi, e as tropas do governo, do MPLA.

Entretanto, a UNITA, ao longo destes últimos cinco anos (faz seis anos em Fevereiro que Savimbi tombou em combate), tem requerido autorização para a trasladação do corpo para a terra natal do seu antigo líder, o Andulo, na província do Bié.

Esta foi negada até aqui devido às imposições legais que obrigam a que o corpo permaneça cinco anos debaixo de terra para depois ser possível a sua deslocação para outro local.
Continue a ler esta notícia

Relacionados