Obama repreende repórter em conferência de imprensa - TVI

Obama repreende repórter em conferência de imprensa

Barack Obama [Lusa/EPA]

Presidente americano não gostou das "insinuações" de um correspondente na Casa Branca em relação ao acordo com o Irão

Barack Obama, presidente dos EUA, não apreciou a pergunta feita por Major Garrett, correspondente da CBS na Casa Branca, durante a conferência de imprensa desta quarta-feira, acerca do acordo com o Irão.
 
O jornalista perguntou ao presidente americano o porquê de o governo dos EUA não estar mais focado sobre a situação dos americanos que estão detidos no Irão.
 

“Pode explicar ao país o motivo por estar contente com todo o alvoroço em redor deste negócio, para deixar a consciência desta nação, a força desta nação, desaparecidas em relação a estes quatro americanos?", interpelou Major Garrett, citado pelo Business Insider.

 
Obama, surpreso com a pergunta, confrontou o repórter.
 

“Eu tenho de lhe dar crédito, Major, pela forma como você trabalha estas questões. A noção aqui é de que estou ‘contente’, como se ‘celebrasse’, enquanto cidadãos americanos estão definhando em prisões iranianas?”.

“Major, isso não faz qualquer sentido e você devia saber... Eu já me encontrei com as famílias de alguns desses cidadãos. Ninguém está contente.”

 
O presidente dos Estados Unidos deu uma conferência de imprensa com o objetivo de defender o acordo alcançado com o Irão, que visa reduzir a capacidade do país em produzir armas nucleares.
 
No entanto, alguns críticos argumentam que o mesmo acordo não devia realizar-se, enquanto alguns americanos, incluindo o jornalista Jason Rezaian, do Washington Post, estão presos no Irão.  
 
Obama clarificou que tentar misturar a conclusão das negociações com a libertação de cidadãos americanos poderá dificultar a situação. 

Veja aqui o vídeo: 

 
Continue a ler esta notícia