A esperança do Haiti já veio ao mundo - TVI

A esperança do Haiti já veio ao mundo

Mais uma história feliz, com uma equipa de resgate a ajudar num parto complicado. A mãe pensava que ia ter um filho, mas teve dois. No mesmo dia foram salvos dois bebés em Jacmel

Relacionados
O milagre da vida entre a desgraça da morte. Enquanto as autoridades ainda tentam encontrar sítio para enterrar os milhares de mortos resultantes do sismo de há uma semana, no Haiti começam a nascer os primeiros bebés, aqueles que no futuro terão de reconstruir o país.

Esta quarta-feira, uma equipa de salvamento espanhola dos Serviços de Assistência Municipal de Urgência e Resgate (Samur) foi chamada para acorrer a um parto complicado. Quando chegou ao local, em Port-au-Prince, encontrou uma mulher em dificuldades

Haiti: forte réplica fere jornalista português

O pedido de ajuda foi feito por médicos cubanos, que estavam no terreno e sem meios suficientes para resolver a situação. A criança não estava bem posicionada, por isso foi necessário solicitar a ajuda de especialistas e entre os espanhóis havia um parteiro. No local, percebeu-se que afinal não era só um bebé, mas dois. Algo que a mãe desconhecia.

O trabalho de parto prolongou-se ao longo de meia-hora e trouxe ao mundo um rapaz de 1,7 quilos e uma rapariga cujo peso não foi revelado. Tanto a mãe como os dois pequenos estão bem de saúde e como reconhecimento pelo trabalho efectuado a mulher decidiu dar ao seu filho o nome de Javier, tal como um dos médicos que a atendeu.

Dois bebés salvos em Jacmel

Já hoje, dois salvamentos incríveis de bebés com poucos dias de vida na cidade de Jacmel, no sul da ilha.

Primeiro, um de 15 dias, que estava entre os destroços de uma casa, ainda deitado na cama onde tinha sido deixado pela mãe, Michelene Joassaint. Não tinha um único ferimento, o que levou a mãe a desabafar: «É a graça de Deus. Ele não queria que o bebé morresse assim. Toda a gente pensava que ele estava morto, menos Deus».

Muito perto dali, noutra casa, bombeiros franceses de uma organização não governamental salvaram um outro bebé de 23 dias. Elisabeth foi descoberta ainda na terça-feira, mas só passadas sete horas foi retirada dos escombros.

«Ela saiu ilesa e foi entregue de imediato à sua mãe, que já lhe deu de mamar. Estamos todos eufóricos», contou à AFP o presidente da ONG Bombeiros de Urgência Internacional, Philippe Besson.

Segundo a ONU, as equipas de segurança internacional salvaram pelo menos 121 pessoas presas entre os escombros resultantes do terramoto de 12 de Janeiro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados