Xuxa quer uma Internet segura para as crianças - TVI

Xuxa quer uma Internet segura para as crianças

  • Portugal Diário
  • AAS
  • 19 mar 2008, 12:05
Xuxa no Live Earth do Brasil (foto Lusa)

Apresentadora brasileira está preocupada com o uso que os jovens dão à Web

Relacionados
A famosa apresentadora de televisão, cantora e actriz brasileira Xuxa Meneghel apresentou uma campanha de difusão de práticas para o uso responsável da Internet entre crianças de oitos países sul-americanos, escreve o jornal espanhol El País.

A campanha irá distribuir panfletos, banda desenhada e vídeos em escolas do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Equador, México e Peru e alertará sobre práticas perigosas na rede, tais como o risco de contactos com desconhecidos, o assédio na Internet e os downloads ilegais de material audiovisual.

Estes documentos têm como objectivo evitar que as crianças publique dados pessoais em excesso nas páginas de relações pessoais da Web, muito populares entre os adolescentes brasileiros, e que não abram e-mails de desconhecidos. Dão também conselhos para o uso básico da Internet, como a utilização de aspas para uma maior precisão nas pesquisas de informação digital.

No Brasil, o material será distribuído em 840 escolas de informática da organização não governamental Comité para a Democratização da Informática (CDI), que organiza a campanha em colaboração com a fundação da apresentadora infantil. Para além do material destinado às crianças, também serão distribuídos folhetos informativos destinados a pais e professores.

Xuxa assegura que, como mãe, preocupa-se com o uso que as crianças dão à Internet e afirmou que os pais precisam de orientação para informar os filhos, para evitar que sejam mais curiosos em relação a páginas proibidas.

«Não podemos colocar um pano sobre as formas de utilização da internet. É necessário que todos, meios de comunicação, filmes e canções falem do assunto. Este lançamento é uma sementinha para que isso comece a acontecer», declarou a cantora na apresentação do evento, celebrado numa favela do Rio de Janeiro.
Continue a ler esta notícia

Relacionados