Venezuela: 176 pessoas foram sequestradas - TVI

Venezuela: 176 pessoas foram sequestradas

  • Portugal Diário
  • 31 jul 2007, 00:44

Entre Janeiro e Julho deste ano, diz executivo de Chávez

Relacionados
Pelo menos 176 pessoas foram sequestradas na Venezuela, entre Janeiro e Julho deste ano, segundo dados divulgados, hoje, pelo ministro venezuelano do Interior e Justiça, Pedro Carreño, que precisou que 40 cidadãos permanecem em cativeiro, escreve a Lusa.

«Até à data verificaram-se, no país, 176 sequestros, dos quais nove são de auto-sequestro, 94 reféns foram libertados, 25 foram resgatados, três evadiram-se, cinco foram assassinados e 40 estão ainda em cativeiro», disse, durante uma conferência de imprensa.

O ministro não precisou quantos comerciantes de origem portuguesa foram sequestrados em 2007, nem deu pormenores sobre as localidades onde ocorreram, nem a zona com mais casos de sequestros.

Contudo, apelou aos empresários para que não usem o tema da insegurança como «bandeira política» e garantiu que o governo «declarou a guerra» ao narcotráfico, à delinquência e à corrupção.

Anunciou que, na última semana, ocorreram «141 mortes violentas (assassínios)» na Venezuela e convidou a que se consultem as estatísticas para constatar que, entre 1998 (chegada de Hugo Chávez ao poder) e 2007, «os delitos diminuiram em 13,09 por cento», na sequência das políticas aplicadas pelo executivo.

Segundo dados divulgados pela imprensa venezuelana, 232 pessoas foram sequestradas no país, em 2006.
Continue a ler esta notícia

Relacionados