Covid-19: Estados Unidos com 820 mortos nas últimas 24 horas - TVI

Covid-19: Estados Unidos com 820 mortos nas últimas 24 horas

  • .
  • AG
  • 18 mai 2020, 08:34
Times Square em tempos de Covid-19

Foram identificados mais de 19 mil casos

Os Estados Unidos registaram 820 mortos por Covid-19 nas últimas 24 horas, o que elevou o número total de óbitos para 89.550, segundo a contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

Os dados apontam para cerca de 400 óbitos a menos em relação ao dia anterior, o número mais baixo desce 10 de maio.

Nas últimas 24 horas foram identificados mais de 19 mil casos, aumentando para 1.486.376 o número de contágios desde o início da pandemia.

Serviços de Imigração pedem ajuda

Os Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos pediram um resgaste de emergência de 1,2 mil milhões de dólares (1,1 mil milhões de euros) ao Congresso, para compensar a quebra de receitas devido à pandemia de Covid-19.

A agência governamental dos EUA responsável pela emissão de vistos e pedidos de cidadania é financiada pelas tarifas cobradas aos imigrantes que pretendem viver ou trabalhar no país.

Desde março, com o encerramento das fronteiras com o Canadá e o México e a redução dos fluxos migratórios, houve uma queda drástica nos pedidos, disse um porta-voz daquele organismo, citado pela imprensa local.

Sem a ajuda do Congresso, os Serviços de Cidadania e Imigração preveem que ficarão sem fundos próprios até ao fim do verão e que as suas receitas caiam mais de 60% até final do ano.

Além do resgate de emergência pedido na sexta-feira ao Congresso norte-americano, de 1,2 mil milhões de dólares (cerca de 1,1 mil milhões de euros), a agência governamental anunciou que vai aumentar as tarifas em 10% e que "terá de tomar medidas drásticas para se manter à tona".

Com a crise do novo coronavírus, o processamento de vistos pelo Departamento de Estado está praticamente suspenso, tendo as viagens para os EUA sido severamente restringidas.

Em abril, o Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou uma suspensão de 60 dias na emissão de cartões de residência permanente (os chamados 'green card'), para limitar a procura de emprego, numa economia abalada pela crise.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 313.500 mortos e infetou mais de 4,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,6 milhões de doentes foram considerados curados.

Continue a ler esta notícia