Partido dinamarquês usa imagem de Maomé - TVI

Partido dinamarquês usa imagem de Maomé

  • Portugal Diário
  • 26 out 2007, 10:00

Partido do Povo Dinamarquês diz que não será uma caricatura

Relacionados
O Partido do Povo Dinamarquês (PPD), de extrema-direita e aliado parlamentar do governo liberal-conservador, vai servir-se da imagem do profeta Maomé na sua campanha eleitoral a fim de defender a liberdade de expressão, informa a agência Lusa.

«Na nossa campanha eleitoral, pomos na frente os valores dinamarqueses como a tolerância (¿) a liberdade, a liberdade de expressão. Fizemos uma série de mensagens sobre esse tema e naturalmente escolhemos ilustrar uma série de mensagens sobre a liberdade de expressão com uma imagem do (profeta) Maomé», explicou o partido num documento.

A figura do profeta escolhida pelo PPD, mostrada na imprensa dinamarquesa, não é uma caricatura e representa a cabeça de um homem com um turbante na cabeça.

Recorde-se que p primeiro-ministro dinamarquês, Andres Fogh Rasmussen anunciou, quarta-feira, a realização de eleições legislativas antecipadas a 13 de Novembro.

O PPD explicou a sua escolha afirmando que a crise das caricaturas que rebentou na Dinamarca depois da publicação em Setembro de 2005, num diário deste país, de desenhos satíricos do profeta foi o caso que mais ameaçou este valor dinamarquês.
Continue a ler esta notícia

Relacionados