Cuba: futuro de Fidel decide-se a 24 de Fevereiro - TVI

Cuba: futuro de Fidel decide-se a 24 de Fevereiro

  • Portugal Diário
  • 20 jan 2008, 16:25
Primeiras imagens televisivas de Fidel Castro após a doença (Foto Lusa)

Nessa altura será conhecida a composição do novo Conselho de Estado, diz Raúl Castro

Relacionados
O futuro político de Fidel Castro decide-se a 24 de Fevereiro, com a definição da composição do novo Conselho de Estado, anunciou este domingo Raúl Castro, presidente interino de Cuba.

«(Será) a 24 de Fevereiro. Pensou-se inicialmente noutra data, como 05 de Março, mas havia outra actividade e 24 de Fevereiro é quando se proclamou a Constituição, dia do início da guerra da independência, é um bom dia», afirmou Raúl Castro, irmão de Fidel, em declarações aos jornalistas difundidas pela televisão cubana.

Os cubanos começaram hoje a votar para o Parlamento, uma eleição que definirá o futuro papel do presidente Fidel Castro, afastado do cargo desde 18 de Maio do ano passado por razões de saúde.

Fidel Castro recebe Lula

Cuba: sete membros da oposição detidos

Depois das eleições, a nova Assembleia cubana tem 45 dias para designar os 31 membros do Conselho de Estado (governo) e o seu presidente, cargo exercido por Fidel Castro desde 1976.

Mais de 38 mil assembleias de voto abriram hoje as urnas às 07:00 locais (12:00 em Portugal) para uma votação que não trará qualquer surpresa, uma vez que o número de candidatos é exactamente igual aos deputados a eleger (614), quase todos membros do Partido Comunista.

Rádios e televisões oficiais estão a transmitir um apelo das autoridades eleitorais para que o povo cubano se dirija «massivamente» às urnas, «com entusiasmo e espírito revolucionário e com a certeza» de que se trata de um processo «transparente e democrático».

«Estas eleições serão uma nova demonstração da decisão e vontade do povo cubano de defender o presente e o futuro da pátria», acrescenta o apelo.

A Assembleia Nacional do Poder Popular (ANPP), que hoje está a ser eleita pelos cubanos, é renovada a cada cinco anos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados