Fidel telefona ao «menino náufrago» - TVI

Fidel telefona ao «menino náufrago»

  • Portugal Diário
  • 7 dez 2007, 13:06

O presidente cubano quis dar os parabéns a Elián González pelo seu 14ºaniversário

Relacionados
O presidente de Cuba Fidel Castro telefonou quinta-feira ao miúdo que ficou famoso depois de ter sobrevivido a um naufrágio em 1999, Elián González, para lhe dar os parabéns pelo seu 14º aniversário.

Foi o próprio Elián quem revelou à televisão cubana a conversa que teve ao telefone com o dirigente.

«Acabo de falar com o comandante. Quero dizer a todos os cubanos que ele se sente muito bem e deu-me os parabéns», disse, segundo o jornal Globo, Elián González numa entrevista transmitida no telejornal da televisão estatal cubana.

Uma vitória política

Em Novembro de 1999, o jovem cubano sobreviveu ao naufrágio da embarcação onde seguia com emigrantes ilegais, e no qual morreu a sua mãe, Elizabeth Brotons. Os cubanos tentavam chegar à costa dos Estados Unidos da América.

Elián foi salvo no Estreito da Florida por dois pescadores norte-americanos, tendo sido depois entregue a parentes que viviam em Miami. Os familiares negaram-se a entregar a criança ao pai, o que provocou uma disputa legal entre Cuba e Estados Unidos.

Depois de um longo processo, Elián foi entregue ao pai em Junho de 2000, algo que o regime cubano considerou uma vitória política.

O «menino náufrago» vive actualmente com o pai em Cárdenas, a cerca de 150 quilómetros de Havana, onde estuda no nono ano de escolaridade.
Continue a ler esta notícia

Relacionados