Venezuela: mais de 100 já votaram no Consulado do Funchal - TVI

Venezuela: mais de 100 já votaram no Consulado do Funchal

Eleições na Venezuela (Reuters)

Eleições presidenciais este domingo na Venezuela

Quase 140 dos 896 eleitores inscritos no Consulado Geral da Venezuela no Funchal, Madeira, tinham votado até às 10:00 de hoje para as eleições presidenciais, disse à agência Lusa o cônsul Félix Correa, que destacou a «boa participação».

«Até às 10:00 votaram 138 pessoas nas duas mesas de voto. Temos tido boa participação e é essa a ideia, porque democracia é participação», afirmou Félix Correa.

Segundo o cônsul-geral, o ato eleitoral «está a correr perfeitamente».

«Os membros das mesas e as testemunhas apresentaram-se à hora combinada, verificaram a documentação para proceder à abertura ao público, o que foi feito às 07.00», declarou o responsável.

Quase 19 milhões de venezuelanos ¿ dos quais 100.495 residem fora do país - são hoje chamados a votar em eleições presidenciais tidas como as mais importantes desde que, há 14 anos, Hugo Chávez chegou ao poder por decidirem da continuidade do seu projeto socialista.

O próximo Presidente será eleito por maioria simples e dirigirá os destinos da Venezuela entre 10 de janeiro de 2013 e 09 de janeiro de 2019.

Apesar de as eleições serem disputadas por seis candidatos, as atenções estão centradas em duas figuras principais, o atual Presidente e candidato à reeleição, Hugo Chávez, 57 anos e o advogado e líder da oposição Henrique Capriles Radonski, de 40 anos de idade
Continue a ler esta notícia