Alemanha: 600 alunos sem aulas de português - TVI

Alemanha: 600 alunos sem aulas de português

  • Portugal Diário
  • 18 jul 2007, 17:29

Ensino da língua no estrangeiro «é uma utopia», alerta docente

Relacionados
Cerca de 600 alunos portugueses na Alemanha vão ficar sem aulas de português no próximo ano lectivo por não terem sido abertas vagas para seis professores, alertou uma docente portuguesa, noticia a agência Lusa.

O concurso de recrutamento de professores de português no estrangeiro foi publicado esta quarta-feira em Diário da República, e vai estar aberto durante cinco dias úteis a partir de quinta-feira.

Contudo, seis vagas para professores na Alemanha (cinco na área consular de Dusseldorf e uma em Nuremberga) não foram abertas este ano.

Em declarações à Agência Lusa, Teresa Soares disse que isso significa que cerca de 600 alunos do 1º e 2º ciclos não vão ter aulas de português no próximo ano lectivo.

«Esses seis professores eram pagos pelas entidades alemãs, mas reformaram-se e a Alemanha, que já desde 2000 avisava Portugal que não iria contratar mais docentes, não os substituiu», explicou.

«Apesar de o embaixador de Portugal em Berlim ter feito um pedido para Lisboa, os referidos lugares não saíram no concurso», acrescentou.

Para Teresa Soares, os objectivos do governo são, a curto prazo, poupar o mais possível e a longo prazo acabar com o ensino do português no estrangeiro.

«A integração do ensino do português como língua estrangeira na Europa é uma utopia. Não há nenhum país que vá integrar o português no currículo», sublinhou.

«Este ano a maior parte dos professores teve o seu contrato renovado conforme a lei prevê, daí o escasso número de lugares a concurso», disse à Lusa fonte do Ministério da Educação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados