Alga do Brasil pode ajudar a combater HIV - TVI

Alga do Brasil pode ajudar a combater HIV

  • Portugal Diário
  • 15 jan 2008, 17:34

Dictyota pfaffii é o nome da alga que pode vir a salvar vidas

Relacionados
No Brasil, cientistas do Instituto Oswaldo Cruz, da Universidade Federal Fluminense e da Fundação Ataulpho de Paiva vão iniciar testes para combater o vírus HIV, com um gel feito a partir de uma espécie de alga do litoral brasileiro.

O gel microbicida é produzido com uma substância isolada da alga e pode impedir a transmissão sexual do vírus.

Caso todos os testes dêem resultados positivos, o gel poderá tornar-se uma importante barreira físico-química ao vírus da Sida.

Numa fase anterior do estudo, que durou três anos, foi comprovada a eficiência do medicamento até 95%.

Estudos feitos em África mostram que um produto com uma eficiência de 30% já seria suficiente para baixar em 40% o número de casos no continente mais afectado pelo vírus da Sida.

Apesar do projecto ser único no Brasil, o desenvolvimento de um gel para a prevenção do vírus HIV, já tem vindo a ser realizado em laboratórios localizado nos Estados Unidos e na Europa.

A expectativa do grupo de investigadores brasileiros é que a fase de testes termine já no fim deste ano. As experiências em humanos começariam em 2008.

Na fase clínica é que vão ser estudados os efeitos colaterais do medicamento. Neste momento, desconhece-se ainda qual o período de protecção a ser garantido pelo gel preservativo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados