Bebés distinguem os «bons» e os «maus» - TVI

Bebés distinguem os «bons» e os «maus»

  • Portugal Diário
  • 25 nov 2007, 17:17
Bebé

Mesmo com poucos meses «escolhem» brinquedos com atitudes positivas

Relacionados
Os bebés, entre seis e dez meses de idade, sabem distinguir entre os «bons» e os «maus» brinquedos e preferem os primeiros aos segundos. Esta é a conclusão de um estudo do Centro de Cognição Infantil da Universidade Yale e foi publicado pela revista científica Nature.

De acordo com o jornal brasileiro Estadão, que cita o estudo, este trabalho sugere que as crianças, mesmo com poucos meses, têm critérios de selecção social. Distinguem os amigos «bons dos maus» e sabem qual escolher.

Numa das experiências, foi dado aos bebés um pequeno boneco de madeira a subir uma colina. Depois podiam escolher, entre duas hipóteses, outra figura para o jogo: um ajudante ou alguém que atrapalhasse a subida. Praticamente todas as crianças escolheram a figura que «ajudava» a subir a colina.

A maioria também preferia brincar com os brinquedos «bons ou neutros». Poucas vezes optaram pelos «maus».

Kiley Hamlin, psicóloga e autora do estudo, ficou surpreendida com os resultados. «É impressionante que bebés possam fazer isto» afirma e acrescenta «isto prova que temos capacidades sociais sem educação explícita».

Segundo Kiley Hamlin, não houve diferenças entre meninos e meninas e só quando foram retirados «os olhos» aos bonecos, os bebés deixaram de ser capazes de distingui-los. Este estudo vem reforçar uma escola de pensamento, dentro da psicologia, segundo a qual algumas capacidades sociais são inatas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados