Obama de turbante agita campanha (foto) - TVI

Obama de turbante agita campanha (foto)

  • Portugal Diário
  • 26 fev 2008, 10:40
Barack Obama de turbante (foto Drudge Report)

Apoiantes de Barack acusam campanha de Hillary Clinton

Relacionados
Uma foto de 2006 que mostra o candidato democrata à Presidência americana, Barack Obama, com um turbante e uma roupa tradicional somali provocou uma troca de acusações entre apoiantes do próprio senador e os da rival Hillary Clinton.

A foto, publicada pelo site Drudge Report, foi tirada em Wajir, no interior do Quénia, durante uma viagem de Obama a cinco países africanos. Recorde-se que o Quénia é o país natal do seu pai.



De acordo com o Drudge Report, a foto foi distribuída no fim-de-semana por apoiantes de Hillary. Recorde-se que já em Dezembro, a campanha de Hillary despediu um dos seus coordenadores no Estado de Iowa depois de ter enviado um e-mail em que afirmava falsamente que Obama era muçulmano.

Obama ganha em Portugal

Obama versus Clinton: assista ao debate

O director de campanha de Obama, David Plouffe, já aproveitou para acusar a campanha de Clinton de promover «uma vergonhosa e ofensiva táctica de gerar medo» entre os eleitores ao divulgar a foto. Acrescentou que a divulgação da foto «é exactamente o tipo de estratégia que provoca divisões, que afugenta americanos de todos os partidos e diminui o respeito pelos Estados Unidos em todo o mundo».



A campanha de Hillary, entretanto, divulgou um comunicado oficial em que responde às críticas. No texto, chefe de campanha, Maggie Williams, afirma que «se os assessores de Barack Obama estão a insinuar que uma foto do senador usando roupas tradicionais somalis provoca divisões, deveriam envergonhar-se. Hillary Clinton já usou vestes tradicionais dos países que visitou e essas fotos foram amplamente divulgadas».



Obama em alta nas sondagens

A troca de acusações acontece num momento em que Obama e Hillary se preparam para disputar primárias cruciais a 4 de Março, uma vez que os muito populosos Texas e Ohio vão a votos.

A última sondagem, aliás, publicada pelo «The New York Times» e pela cadeia televisiva CBS apontam dados positivos para Barack Obama, uma vez que 54% dos inquiridos assegura apoiar o senador, contra apenas 38% de Clinton.
Continue a ler esta notícia

Relacionados