Obama vai criar equipa para intervir no Médio Oriente - TVI

Obama vai criar equipa para intervir no Médio Oriente

Barack Obama

Objectivo é ouvir todos os intervenientes e «elaborar uma estratégia» que agrade às duas partes

Relacionados
Barack Obama anunciou este domingo que vai criar uma equipa para intervir no processo de paz do Médio Oriente «imediatamente» após a sua investidura no próximo dia 20 como novo presidente dos Estados Unidos da América.

«Estou a criar uma equipa que a partir de 20 de Janeiro (primeiro dia da sua presidência) possa contar com as melhores pessoas possíveis para tratar de imediato do processo de paz no Médio Oriente», declarou o presidente eleito numa entrevista transmitida este domingo pela cadeia de televisão norte-americana ABC.

Esta equipa «ouvirá todos os intervenientes e vai elaborar uma estratégia capaz de garantir que israelitas e palestinianos consigam concretizar as suas aspirações», sublinhou.

Desde o início da ofensiva israelita contra a Faixa de Gaza, lançada no final de Dezembro, Obama tem evitado pronunciar-se sobre este conflito, sob argumento de que em matéria de política externa os Estados Unidos devem ter «só um presidente ao mesmo tempo».

Barack Obama manifestou, contudo, a convicção de que Israel tem o direito de defender os seus cidadãos, como já havia declarado em Julho do ano passado quando visitou a região, durante a campanha presidencial.

«Um dos princípios fundamentais de qualquer país é o dever de proteger os seus cidadãos», declarou o futuro presidente dos Estados Unidos na entrevista concedida hoje ao canal ABC.

Barack Obama continuou a ser vago quanto à fórmula que vai utilizar para abordagem do processo de paz no Médio Oriente, mas não deixou de salientar os esforços desenvolvidos nesse sentido até agora pelos seus antecessores, George W.Bush e Bill Clinton.
Continue a ler esta notícia

Relacionados