«Número dois» do Vaticano visita Cuba - TVI

«Número dois» do Vaticano visita Cuba

  • Portugal Diário
  • 20 fev 2008, 22:05

Um dia depois de decisão de Fidel Castro de renunciar à presidência da ilha

Relacionados
O cardeal italiano Tarcisio Bertone, secretário de Estado e «número dois» do Vaticano, inicia hoje uma visita oficial de seis dias a Cuba, um dia depois de decisão de Fidel Castro de renunciar à presidência da ilha, noticia a Lusa.

Bertone deixou hoje Roma, com destino a Madrid, onde fez uma escala técnica antes de apanhar o avião com destino a Havana. A viagem do alto responsável do Vaticano foi organizada para comemorar o décimo aniversário da histórica visita que o Papa João Paulo II efectuou a Cuba. O seu encontro com Raul Castro, que poderá assumir domingo a presidência do Estado cubano, está previsto para segunda-feira, segundo Havana.

Cuba: refugiados em Portugal descrentes na mudança

Lula: «Fidel é o único mito vivo da História»

Numa entrevista recente à imprensa italiana mas antes de ser conhecida a renúncia do líder histórico dos cubanos, monsenhor Bertone não excluíra um encontro com Fidel a quem já tinha encontrado em Havana em Outubro de 2005 durante uma visita pastoral.

Na véspera da sua partida, monsenhor Bertone afirmou que levava da parte do papa Bento XVI «uma bênção especial» para o povo cubano. O primeiro encontro do cardeal terá lugar quinta-feira com os membros da conferência episcopal cubana.

Sexta-feira, apanhará o avião para Santa Clara (centro), onde inaugurará sábado, depois de uma missa, o primeiro monumento à memória de João Paulo II instalado num local público em Cuba. Seguirá depois para Santiago de Cuba (Sul), onde visitará o santuário da Virgem do Cobre, padroeira de Cuba.

Domingo, o enviado da Santa Sé celebrará em Guantanamo (sul), capital da província do mesmo nome, uma missa ao ar livre, antes de um encontro segunda-feira em Havana com o chefe da diplomacia cubana Felipe Perez Roque. Deve jantar terça-feira com «as autoridades do Estado cubano», antes de deixar Cuba ao final do dia, segundo Havana.
Continue a ler esta notícia

Relacionados