Austrália: bombeiros combatem incêndios de mil quilómetros - TVI

Austrália: bombeiros combatem incêndios de mil quilómetros

Incêndios arrasam Austrália

Quatro fogos gigantes lavram no sul do país. 400 casas protegidas das chmas

Relacionados
Quatro incêndios gigantes, com uma frente de mil quilómetros, lavram esta terça-feira fora de controlo no estado de Vitória, no sul da Austrália, mas sem constituir ameaça directa às populações, informaram os bombeiros, refere a Lusa.

As operações de combate ao fogo, assistidas por aviões, helicópteros e meios terrestres, permitiram proteger quatro centenas de casas ameaçadas pelas chamas.

A situação tornou-se hoje mais perigosa, face ao potencial de fogo, que pode vir a aumentar devido às altas temperaturas, refere um comunicado dos bombeiros.

«Nestas condições de tempo seco, uma pequena faísca pode causar um incêndio», referiu o porta-voz dos bombeiros, Kevin Monk.

O nível de alerta foi aliviado na região de Dandenong, 40 quilómetros a nordeste de Melbourne, a capital do Estado de Vitória, e de Daylesford, 100 quilómetros a noroeste.

Segundo os bombeiros, a próxima sexta-feira será um dia particularmente perigoso porque as temperaturas podem atingir os 40 graus, com ventos de 50 quilómetros por hora alterando de maneira brusca a direcção dos incêndios.

O primeiro-ministro do governo do Estado de Vitória, John Brumby, reconheceu hoje que os bombeiros estão a fazer «um esforço milagroso, um trabalho fantástico» no combate às chamas.

Os incêndios no Estado de Vitória começaram em 07 de Fevereiro, o chamado «sábado negro» da Austrália em matéria de fogos florestais que se estenderam a povoações do interior e à periferia de cidades, tendo causado até agora 210 mortos e a destruição de 1.900 casas e de 455 mil hectares de terreno florestal.
Continue a ler esta notícia

Relacionados