Suharto sofre falência de órgãos - TVI

Suharto sofre falência de órgãos

  • Portugal Diário
  • 11 jan 2008, 16:18
Suharto, ex-presidente

Estado de saúde de antigo ditador indonésio considerado muito grave

Relacionados
Os médicos do antigo ditador indonésio Mohammmed Suharto dizem não saber «quanto tempo mais» irá viver, depois de ter sofrido de uma falência de vários órgãos. O vice-presidente do país, Jusuf Kalla, já foi chamado ao hospital.

Suharto, de 86 anos, está ligado a um ventilador, devido às dificuldades que apresenta em respirar. Apesar de não indicar quais os órgaos que sofreram problemas, a BBC noticia que foram chamados de urgência ao hospital cardiologistas e pneumologistas.

Mardjo Soebiandono, chefe da equipa de mais de 40 médicos que está a acompanhar o antigo ditador, disse que «os seus rins estão a trabalhar muito mal», e que, apesar de estar consciente, tem muitas dificuldades de comunicação.

Suharto tomou o poder em 1966 e dirigiu o maior arquipélago do mundo (mais de 17 mil ilhas) com mão de ferro. Em 1975, foi sob a sua condução que o exército indonésio invadiu a ilha de Timor-Leste, então uma colónia portuguesa.

Ficou conhecido pela repressão que exerceu sobre o povo timorense, depois da anexação da ilha. A resistência pacífica ao regime valeu ao bispo católico Ximenes Belo e a José Ramos Horta a distinção com o prémio Nobel da Paz, em 1966. Dois anos depois, Suharto deixou o poder.
Continue a ler esta notícia

Relacionados