Gregos deram 18 «estaladas» aos políticos - TVI

Gregos deram 18 «estaladas» aos políticos

Aurora Dourada praticamente manteve a votação das eleições de maio, mesmo depois das agressões num debate televisivo

Relacionados
O partido de extrema-direita grego elegeu 18 deputados nas legislativas deste domingo, mostrando que não saiu afetado da estalada que o seu porta-voz deu a uma política de esquerda num debate televisivo.

«Dou as minhas mais sentidas condolências aos que tentaram não só reduzir o apoio à Aurora Dourada, mas também evitar a nossa entrada no parlamento. Minhas senhoras e meus senhores, vocês perderam», constatou Nikolaos Mihaloliakos, líder do Aurora Dourada.

O líder extremista falava sobretudo para os jornalistas, que acusou de terem realizado uma campanha contra o seu partido com a «desinformação» dos eleitores. Ao seu lado, na sede do partido em Atenas, estava o porta-voz de 31 anos, Ilias Kasidiaris, que atirou um copo de água a Rena Dourou, do Syriza, e agrediu Liana Kanelli, do Partido Comunista grego.

«Gostaria de agradecer às dezenas de milhares de gregos que não alteraram o seu voto, como foram incentivados a fazer por jornalistas pagos e propagandistas», continuou Nikolaos Mihaloliakos.

Segundo os resultados finais das eleições, o Aurora Dourada arrecadou 6,92 por cento dos votos (tinha conseguido 6,97 por cento a 6 de maio) e elegeu 18 deputados (menos três do que nas outras eleições). A pequena transferência de votos ter-se-á devido à dramatização do discurso em relação à possível saída do euro, que levou os gregos a canalizarem as suas preferências na Nova Democracia.

Os analistas referem, no entanto, que os números mostram que a atitude anti-políticos do Aurora Dourada, que alcançou o seu auge no violento debate televisivo, teve sucesso. «Nem queríamos acreditar quando constatámos que o incidente até contribuiu para aumentar a popularidade deles», disse à Reuters um especialista em sondagens, que preferiu ficar anónimo.

Os extremistas não serão, certamente, chamados às negociações para formar governo, mas, com esta votação e a entrada no parlamento grego, já cantam vitória. «A votação de hoje prova que o movimento nacionalista está aqui para ficar. A Aurora Dourada representa a Grécia do futuro», acrescentou o líder.

O Aurora Dourada é anti-troika, anti-imigrantes e anti-políticos. Os seus membros negam o Holocausto e ostentam livros e símbolos de Adolf Hitler e de defesa da supremacia ariana. No entanto, negam ser neonazis, mesmo apesar de o seu símbolo ser muito semelhante a uma suástica e das constantes saudações que protagonizam com orgulho.

Uma recente onda de ataques a imigrantes e de confrontos com grupos anarquistas não será alheia a este crescimento da extrema-direita na Grécia. E, apesar de passar a ter 18 deputados eleitos, o Aurora Dourada promete ser uma ameaça ao próprio sistema político, não só com estaladas, mas também com propostas como a de confiscar todos os bens aos políticos suspeitos de corrupção.
Continue a ler esta notícia

Relacionados