«Holocausto? Não havia fornos nem câmaras de gás» - TVI

«Holocausto? Não havia fornos nem câmaras de gás»

A face do ódio

Líder do partido de extrema-direita grego volta a provocar polémica

Relacionados
O líder da «Aurora Dourada», partido da extrema-direita grega, voltou a chocar o país ao negar a existência do Holocausto.

Em declarações à televisão MEGA, Nikos Michaloliakos afirmou: «Não havia fornos, é uma mentira. Também não havia câmaras de gás». Acrescentou que a existência de seis milhões de judeus mortos é «um exagero» e que «morreram muitas pessoas de diferentes nações em campos de concentração alemães, tal como muitos japoneses morreram em campos americanos».

A «Aurora Dourada» foi uma das surpresas das eleições de 6 de maio na Grécia, obtendo 21 lugares no parlamento. Ficou também conhecida pela saudação nazi dos seus apoiantes.

Estas declarações já foram condenadas pelo governo. «Distorcem a história e ofendem a memória de milhões de vítimas do Holocausto», disse o porta-voz Pantelis Kapsis. Cerca de 70 mil gregos morreram em campos de concentração nazis durante a segunda guerra mundial, a maioria provenientes de Salónica.



Também o Conselho Central de Judeus gregos repudiou as declarações de Michaloliakos: «A eleição de nostálgicos nazis é um duro golpe na democracia grega. É um insulto para a história da Grécia. O povo grego não esquece que teve de chorar a morte de centenas de milhar de vítimas dos nazis, entre eles muitos milhares de judeus gregos».
Continue a ler esta notícia

Relacionados