Tropas iraquianas tentam tomar Tikrit ao Estado Islâmico - TVI

Tropas iraquianas tentam tomar Tikrit ao Estado Islâmico

(REUTERS)

Cidade natal de Saddam Hussein pode voltar para as mãos dos iraquianos, constituindo uma derrota para os jihadistas

Relacionados
As tropas iraquianas e as milícias xiitas assumiram o controlo de uma cidade próxima de Tikrit na terça-feira.  Um avanço importante na tentativa da tomada do poder da cidade natal de Saddam Hussein, nas mãos do Estado Islâmico há vários meses.

O capitão Wisam Ibrahim mostrou-se satisfeito com os avanços no terreno, embora reconheça, em declarações à Reuters, de que há «os combates nas ruas, com snipers e armadilhas» que não facilitam a cruzada.

Agora que as tropas terrestres já conquistaram praticamente a vizinha Al-Alam, aguardam pela chegada dos helicópteros militares para continuar a caminhada até Tikrit, iniciada há uma semana.

O êxito da ação em Tikrit pode determinar o passo seguinte, de levar as forças iraquianas a tentarem recuperar Mosul.
Perante a investida, o Estado Islâmico deslocou mais forças para o terreno, numa altura em que os jihadistas sofreram uma derrota na segunda-feira, já que o seu intento de tomar Kirkuk, a cidade rica em poços de petróleo no norte do Iraque, foi anulado pela defensiva curda com a ajuda dos ataques aéreos dos aliados.

O Major Omar Saleh disse à Reuters que foram lançados ataques em três frente num raio de 100 quilómetros em redor da cidade.

O Estado Islâmico desenhou o objetivo de construir um califado que juntava o Iraque e a Síria.

Já esta terça-feira de manhã, os aliados confirmaram à Reuters 12 ataques aéreos na Síria contra o Estado Islâmico. A Síria é, pois, um país entre duas guerras. Para além da guerra civil que dura há mais de dois anos contra o governo de Bashar al Assad, há uma outra frente a combater, por rebeldes e forças leais ao poder: os jihadistas. 
Continue a ler esta notícia

Relacionados