EUA: a força do vento (fotos) - TVI

EUA: a força do vento (fotos)

  • Portugal Diário
  • 5 jan 2008, 18:52
Mau tempo na Califórnia, Estados Unidos - Foto Lusa/EPA

Serviços meteorológicos dizem que tempo ainda «vai piorar»

Relacionados
O rebentamento de um dique alagou este sábado centenas de casas na costa oeste da Califórnia, estado norte-americano que está a ser assolado por fortes ventos e chuvadas e ainda por um forte nevão, escreve a Lusa.

Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (SNM) norte-americano, algumas partes das montanhas de Sierra Nevada ficaram cobertas de neve com uma espessura de 1,12 metros, nevão que levou ao encerramento da principal auto-estrada que liga Nevada ao norte da Califórnia.

Nas suas previsões para domingo, o SNM indicou este sábado que a situação pode agravar-se, prevendo que a neve possa atingir os três metros nos picos mais elevados da cadeia montanhosa.

Dique rebenta

A leste da Sierra Nevada, no condado de Lyon, onde tem chovido intensamente desde sexta-feira, o rebentamento de um dique deixou mais de 3.500 pessoas cercadas pela água, que levou à subida de mais de 1,2 metros no caudal do principal canal que distribui o líquido para fins agrícolas.

No centro da Califórnia, estado que está em alerta máximo desde sexta-feira, e nalgumas áreas dos vizinhos Oregon e Washington, mais de 440 mil pessoas estão sem energia eléctrica.

Na sexta-feira, todos os voos de e para São Francisco foram cancelados e nas auto-estradas californianas foram vários os acidentes rodoviários provocados não só pela intensa chuva mas também pelos fortes ventos, que atingiram picos de 128 quilómetros por hora.

Ventos do Ártico

Os ventos, oriundos do Ártico e, por isso mesmo, frios, têm derrubado árvores, sendo frequentes as situações em que caem sobre casas, carros e estradas.

No sul da Califórnia, sobretudo nos vales do condado de Orange, os residentes temem que as sequelas dos incêndios descontrolados que assolaram a região no Outono possam criar nova tragédia, devido à forte possibilidade de deslizamento de terras.

Mais de 3.000 residentes nos vales foram aconselhadas a abandonar a região, mas desconhece-se quantos o terão feito, afirmou o chefe dos bombeiros do condado de Orange.

Para os próximos dias, segundos os serviços meteorológicos norte-americanos, o tempo não deverá dar tréguas, prevendo-se para domingo uma intensificação das chuvas, razão pela qual estão a ser divulgadas e aplicadas medidas de segurança aos habitantes locais.

As autoridades californianas abriram sexta-feira um centro de operações de emergência para coordenar uma resposta às sucessivas tempestades e o governador estadual, Arnold Schwazenegger, disse ter já entrado em contacto com o secretário de Estado da Segurança Interna norte-americano, Michael Chertoff, para lhe dar conta da evolução da situação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados