Pulitzer distingue pela primeira vez site noticioso - TVI

Pulitzer distingue pela primeira vez site noticioso

Prémio Pulitzer

ProPublica vence na categoria de reportagem de investigação com trabalho sobre furacão Katrina

O site ProPublica foi galardoado esta segunda-feira com um dos dois Pulitzers para reportagem de investigação. O prémio foi atribuído graças ao trabalho de Sheri Fink - em colaboração com a «New York Times Magazine».

«The Deadly Choices at Memorial» (as escolhas mortais no Memorial), o trabalho distinguido, debruça-se sobre mortes controversas no Memorial Medical Center, de Nova Orleães, aquando do furacão Katrina.

O site www.sfgate.com, a edição electrónica do jornal «San Francisco Chronicle» também foi o primeiro a ser distinguido na categoria de melhor cartoon editorial.

Os grandes vencedores desta edição 2010 foram o «Washington Post», com quatro galardões, e o «New York Times», com dois. O diário «Washington Post» conquistou o Pulitzer para melhor reportagem internacional, feature, comentário e crítica, enquanto o «New York Times» foi agraciado nas categorias de reportagem nacional e reportagem de análise.

O «Seattle Times» foi distinguido na categoria de breaking news pela cobertura do homicídio de quatro agentes policiais num café.

O Pulitzer para reportagem local foi para o «Milwaukee Journal Sentinel», por um conjunto de histórias sobre fraudes e abusos cometidos num programa de apoio a crianças de pais carenciados.

O galardão de melhor serviço público foi atribuído ao «Herald Courier», que divulgou um caso envolvendo direitos de exploração de gás natural na Virgínia e o «Dallas Morning News» foi premiado pelos seus editoriais.



O Pulitzer para melhor fotografia distinguiu o «Des Moines Register» na categoria de breaking-news e o «Denver Post» em fotografia feature.

Paul Harding venceu o Pulitzer na categoria de ficção com «Tinkers», a história de um pai e um filho que transcendem a vida quotidiana e descobrem novas formas de compreender o mundo e a morte.

Os Pulitzer são atribuídos pela Universidade de Columbia, de Nova Iorque, sendo o júri composto por figuras da comunicação social e áreas afins. Cada prémio é de 10 mil dólares (cerca de 7360 euros).
Continue a ler esta notícia