Nova Iorque: moda com regras contra anorexia - TVI

Nova Iorque: moda com regras contra anorexia

  • Portugal Diário
  • Manuel Ricardo Ferreira para Lusa
  • 2 fev 2007, 21:32

Semana da Moda, começou esta sexta-feira, com a apresentação das colecções de Outono 2007

Relacionados
A Semana da Moda, que começou esta sexta-feira, no Bryant Park de Manhattan, Nova Iorque, com a apresentação das colecções de Outono 2007, terá que se submeter às novas regras de combate à anorexia, escreve a Lusa.

Na noite de quinta-feira, o Conselho Municipal de Nova Iorque aprovou uma proposta da vereadora Gale Brewer para que seja exigido às modelos que tenham um índice de massa corporal (BMI) de pelo menos 18,5. «Nova Iorque é uma das principais capitais da indústria mundial da moda e é sua responsabilidade promover activamente um conceito mais saudável de beleza na nossa sociedade», lembrou Brewer, ao apresentar a proposta.

Já na semana passada o Conselho de Designers de Moda da América, grupo de representantes da indústria da moda que tem a sua sede em Nova Iorque, tinha estabelecido um conjunto de regras a serem observadas durante a Semana da Moda sobre o que considera ser um peso saudável e as refeições que devem ser servidas às modelos nos bastidores.

Para além disso, o Conselho pede à indústria da moda que preste atenção às modelos que pareçam sofrer de desordens alimentares e lhes proporcionem aconselhamento. Embora a aplicação das regras não seja obrigatória, a opinião geral no Bryant Park era a de que vão ser seguidas.

Tanto as regras do Conselho de Designers como a postura municipal de Gale Brewer estão na linha das medidas tomadas pelos organizadores dos desfiles de moda de Milão e Madrid contra a presença nas passereles de modelos demasiado ma gras. Milão e Madrid proibiram que desfilem modelos com uma massa corporal inferior a 18, o que para uma modelo de 1,75 metros de altura corresponde a 57 quilos. Actualmente as modelos com essa altura pesam em média apenas 52 quilos.

Na apresentação da sua postura, Gale Brewer pediu também à indústria da moda que «participe nas discussões sobre saúde e sobre uma nutrição saudável» e que os modelos trabalhem com a indústria para convencerem os designers a criar roupa para tamanhos maiores.
Continue a ler esta notícia

Relacionados