Estrasburgo «blindada» para receber Obama - TVI

Estrasburgo «blindada» para receber Obama

Barack Obama em Londres

Nove mil agentes policiais estão mobilizados para garantir a segurança dos líderes mundiais que participam na cimeira da NATO

Relacionados
A cidade francesa de Estrasburgo encontra-se «blindada» durante dois dias, com milhares de agentes policiais e quilómetros de barreiras metálicas a «protegerem» o Presidente norte-americano e restantes líderes da NATO, reunidos entre esta sexta-feira e sábado.

No dia em que Barack Obama chegou à capital da Alsácia, para participar na Cimeira da Aliança Atlântica, o centro de Estrasburgo assemelha-se a uma «cidade-fantasma», sendo apenas visíveis (muitos) agentes e veículos da polícia e (poucos) transeuntes, todos eles forçosamente munidos de um «livre-trânsito», pouco «livre», a identificá-los como residentes ou jornalistas.

Longe, bastante afastados do centro e do local da cimeira, estão milhares de militantes anti-NATO, confinados à periferia da cidade. Ainda assim, nos últimos dois dias já se registaram alguns confrontos, várias detenções, e o momento mais sensível está previsto para a grande manifestação agendada para sábado, que poderá juntar 40.000 pessoas.

Cerca das 12:00 (11:00 em Lisboa) desta sexta-feira, o pouco movimento permitido aos habitantes dos quarteirões abrangidos pelos perímetros de segurança e jornalistas acreditados para a Cimeira era ainda mais restrito, com a passagem da caravana da delegação norte-americana, constatou a Agência Lusa no local.

Cerca de duas dezenas de veículos, vigiados por helicópteros e devidamente enquadrados por batedores percorreram as ruas desertas de Estrasburgo para levar Barack e Michelle Obama ao Palácio de Rohan, onde foram recebidos pelo Presidente francês, Nicolas Sarkozy, e a mulher, Carla Bruni.

De acordo com os dados das autoridades francesas, estão mobilizados em Estrasburgo nove mil agentes policiais, tendo sido dispostos ao longo das zonas «sensíveis» da cidade - que cobrem praticamente metade de Estrasburgo - 30 quilómetros de barreiras metálicas e sido encerrados cerca de uma centena de locais públicos, como museus, escolas e serviços administrativos.

A cimeira comemorativa dos 60 anos da NATO terá lugar sábado, sendo antecedida esta sexta-feira à noite de um jantar de trabalho em Baden-Baden, Alemanha.

Portugal estará representado na cimeira pelo primeiro-ministro, José Sócrates, pelo ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, que chegam esta sexta-feira, ao final da tarde, a Estrasburgo, seguindo directamente para Baden-Baden.
Continue a ler esta notícia

Relacionados