Obama chega a França para cimeira da NATO - TVI

Obama chega a França para cimeira da NATO

Encontro será dominado pelo Afeganistão. Sócrates e Severiano Teixeira participam

Relacionados
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou esta sexta-feira a Estrasburgo (leste), onde vai participar numa cimeira da NATO que se prevê seja dominada pelo Afeganistão, refere a Lusa.

Em Estrasburgo, Obama será recebido pelo Presidente francês, Nicolas Sarkozy, e à tarde será a chanceler alemã Angela Merkel a recebê-lo em Baden-Baden, sendo França e Alemanha os países anfitriões da cimeira que comemora os 60 anos da NATO.

Em Baden-Baden realiza-se um jantar com os dirigentes que participam na cimeira e devem ser abordadas as relações da NATO com a Rússia.

Portugal estará representado na cimeira pelo primeiro-ministro, José Sócrates, e pelo ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira.

Para sábado está prevista uma grande manifestação contra a cimeira, mas na quinta-feira já se registaram em Estrasburgo confrontos entre polícia e manifestantes anti-NATO, com nove mil elementos das forças de segurança nas ruas da cidade francesa. Um fotógrafo alemão ficou ferido nos confrontos.

A estabilização do Afeganistão deverá ser o assunto mais importante a abordar nesta reunião.

Desde 2003 que há forças da Aliança Atlântica no Afeganistão, mas os ataques de talibãs e dos seus aliados da Al-Qaida têm sido cada vez mais frequentes. Os observadores consideram que um fracasso da NATO teria implicações graves para a própria credibilidade da Aliança.

O presidente Obama propôs na semana passada uma nova estratégia para o Afeganistão e pediu o apoio da comunidade internacional para o governo do presidente Hamid Karzaï, esperando-se a realização de eleições no país em Agosto.

Esta é a primeira visita de Barack Obama à Europa como Presidente dos Estados Unidos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados