Deputados europeus podem ter de adiar sessão plenária - TVI

Deputados europeus podem ter de adiar sessão plenária

Parlamento Europeu

O encerramento do espaço aéreo em vários países europeus está a impedir muitos parlamentares de viajar até estrasburgo

Relacionados
Actualizada às 10:02

Os líderes dos grupos políticos do Parlamento Europeu decidem, esta segunda-feira à tarde, em Estrasburgo, se a sessão plenária prevista para esta semana deve ser anulada devido aos problemas de transporte, disse fonte parlamentar à Agência Lusa.

As regras internas da instituição obrigam a que a sessão plenária se reúna a partir das 17:00 (16:00 de Lisboa), e só depois seja tomada uma decisão sobre a continuação da sessão. «Temos de esperar por amanhã (segunda-feira) para conhecer a decisão, apesar de sabermos que são muitos os eleitos, sem dúvida uma maioria, que não poderá assistir à sessão», alertou no domingo a eurodeputada liberal italiana Sónia Alfano, em declarações por e-mail à Lusa.

A sessão plenária mensal do Parlamento Europeu deverá realizar-se a partir desta segunda-feira, e até quinta-feira, em Estrasburgo. Mas a maioria dos países da UE foi obrigada a fechar o espaço aéreo devido à passagem de uma nuvem de cinzas causada pela erupção de um vulcão na Islândia na quarta-feira. O encerramento da maioria do espaço aéreo europeu deverá impedir muitos membros do Parlamento Europeu de chegar a Estrasburgo.

Várias reuniões europeias canceladas

A presidência espanhola da União Europeia decidiu cancelar várias reuniões previstas para esta segunda-feira no Luxemburgo e em Bruxelas, por causa das restrições no espaço aéreo europeu. Madrid cancelou a reunião dos ministros da Agricultura e Pescas que se devia realizar no Luxemburgo, assim como encontros em Bruxelas com delegados que deveriam deslocar-se a partir das capitais europeias.

Entre outras, foram adiadas as reuniões do grupo de alto nível para o Asilo e as Migrações, do grupo especial para o Mashrak/Magreb, do grupo do Meio Ambiente e do grupo sobre o Controlo de Armas e Desarmamento Global.
Continue a ler esta notícia

Relacionados