Um anúncio publicitário polémico francês que afirma que «os pobres são asquerosos: contaminam» e exige o direito a um carro limpo para todos foi condenado sexta-feira pela entidade reguladora do sector, que determinou o fim da campanha.
O Departamento de Verificação de Publicidade francês considerou que o anúncio viola os princípios deontológicos e profissionais.
O anunciante é uma empresa de aluguer de viaturas, a Ucar, cujo responsável alegou que pretendia promover um debate público, já que o governo se propõe adoptar leis de preservação do ambiente apesar de «não se fazer nada» contra o envelhecimento do parque automóvel, causador de emissões de gases poluentes.
Para a entidade reguladora do sector publicitário, a afirmação «os pobres contaminam» viola os princípios deontológicos que proíbem «atentar contra a dignidade humana» e recorrer a estereótipos «degradantes» e insulta uma parte da população.
Além disso, foi considerada inaceitável a expressão «carro limpo», que pode levar a pensar que uma viatura nova é inofensiva para o meio ambiente.
França: publicidade diz que pobres são «asquerosos»
- Redação
- SM
- 17 mai 2008, 11:00
Anúncio a empresa de aluguer de carros foi retirado pela entidade reguladora do sector
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