Venezuela: 398 mortos este ano nas prisões - TVI

Venezuela: 398 mortos este ano nas prisões

  • Portugal Diário
  • 10 dez 2007, 23:44

Dados são do Observatório das Prisões e vão de Janeiro a Novembro

Relacionados
As rixas em diferentes cáceres venezuelanos já custaram este ano a vida a pelo menos 398 presos, segundo o Observatório das Prisões, organismo que denunciou também que alguns dos detidos foram queimados, decapitados e mutilados, escreve a Lusa.

Segundo dados do Observatório a que a Agência Lusa teve acesso, 378 presos foram assassinados entre 1 de Janeiro e 31 de Novembro de 2007.

A estas estatísticas, juntaram-se outros 18 mortos durante o motim de domingo no Centro Penitenciário de Ocidente, no Estado de Táchira (800 quilómetros a Sudoeste de Caracas) e outros dois no Internato Judicial de Los Teques, próximo da capital.

A violência nas prisões venezuelanas causou ainda ferimentos em 883 presos, entre 1 de Janeiro e 31 de Novembro de 2007.

Os número representam um aumento significativo com relação a 2006, altura em que, segundo o Observatório, 370 presos foram assassinados e outros 713 feridos.

O director do Observatório, Humberto Prado, apelou, hoje, ao Ministério do Poder Popular para as Relações Interiores e a Justiça, para que analise as estatísticas porque, «nas cadeias do país, está a aplicar-se uma política de extermínio e não a humanização que tanto anunciaram as autoridades».

Na Venezuela existem 30 centros prisionais.
Continue a ler esta notícia

Relacionados