EUA: mais de um por cento da população na prisão - TVI

EUA: mais de um por cento da população na prisão

  • Portugal Diário
  • 29 fev 2008, 09:15

Mas não houve um benefício claro e convincente para a segurança pública, revela estudo

Relacionados
Um relatório publicado quinta-feira pelo Centro Pew revelou que, pela primeira vez na história dos Estados Unidos, mais de um por cento da população está presa.

«Apesar de todo o dinheiro que se gasta em cárceres e prisões não houve um benefício claro e convincente para a segurança pública», afirmou Adam Gelb, director de projecto no Centro Pew para os Estados, que elaborou o estudo de 37 páginas.



EUA: baralhos de cartas com fotos de criminosos

Venezuela: 398 mortos este ano nas prisões

Durante quase três décadas generalizou-se nos Estados Unidos uma política de «mão dura» contra o crime, tanto a nível federal como estatal, que inclusive aumentou as penas de prisão por delitos menores.

«Mais e mais Estados começam a reconsiderar a sua política de enviar para a prisão os delinquentes que cometem ofensas leves e adoptam estratégias severas com o crime e menos gravosas para os contribuintes», acrescentou.

No início de 2008, havia 2.319.258 adultos nas prisões, um por cada 99,1 homens e mulheres. Os números mostram que um em cada 30 homens entre os 20 e 34 anos estava na prisão mas a proporção passou para um em cada nove homens negros nesse grupo etário.

Embora os homens tenham 13 vezes mais probabilidades de ir para a prisão, a população prisional feminina aumentou a um ritmo mais rápido.

Para as mulheres negras de 35 a 39 anos a taxa de encarceramento saltou para uma em cada cem.

Em 2007, os Estados gastaram mais de 49 mil milhões de dólares em cárceres e prisões, um aumento de 11 mil milhões de dólares em vinte anos, segundo o relatório.

Mas a «taxa nacional de reincidência manteve-se, virtualmente, sem alterações, e quase metade dos delinquentes que saem do cárcere volta para a prisão dentro de três anos».
Continue a ler esta notícia

Relacionados