Pizzas ajudam a apanhar pais infractores - TVI

Pizzas ajudam a apanhar pais infractores

  • Portugal Diário
  • 27 mar 2007, 00:05

Pizzarias divulgam fotos de progenitores que não pagam pensões aos filhos

Relacionados
Uma pizzaria no estado americano de Ohio entrega junto com as suas pizzas, folhetos que mostram rostos de pais acusados de não pagar a pensão dos filhos. A informação é avançada pela CNN.

A directora do gabinete de protecção infantil do distrito de Butler, Cynthia Brown, teve esta ideia quando um dia encomendava pizza. «De repente apercebi-me que a maior parte das pessoas que foge à lei não come fora, encomenda pizza», referiu.

«Colocar folhetos nas caixas das pizzas é um exemplo de inovação e compromisso», afirmou Kay Cullen, porta-voz da associação nacional de protecção infantil.

O distrito de Butler imprimiu folhetos com fotografias dos dez pais mais procurados, colocando-os em postos de correio e edifícios do governo, e enviando-os também para outras 87 localidades do estado de Ohio.

Clientes concordam

Brown começou por abordar vários restaurantes relativamente à sua ideia de afixar os folhetos nas caixas das pizzas, mas até agora apenas três pizzerias aderiram à iniciativa.

Desde Agosto último, quando os primeiros folhetos foram distribuídos, já se efectuou uma detenção, confirmou o sargento da polícia local, Todd Langmeyer. «É sempre uma boa ideia quando se pode divulgar os rostos dos infractores», conclui.

A Dona da Pizzeria Karen`s não ouviu nenhuma queixa acerca da sua participação na iniciativa.

«Alguns clientes brincam com a situação e dizem que estão felizes por as suas caras não aparecerem nos folhetos», refere Karen Willis. «A maioria acha que é uma boa ideia», acrescenta a proprietária do restaurante.

Um advogado especializado em direitos dos pais já apelidou a iniciativa de táctica «horrenda». «É só uma maneira de envergonhar as pessoas», disse Maury Beaulier. «Vários motivos podem levar as pessoas a não pagar o sustento dos filhos, o que não faz deles menos que os outros», argumentou.

Crianças sofrem consequências

A difamação pública dos pais, através das imagens expressas nos folhetos, pode ser ainda mais devastadora para as crianças, referiu o director da Coligação Americana de Pais e Crianças, Michael McCormick. «Imagine como uma criança se sentirá ao ver o pai num folheto que diz «Procura-se», sabendo que os amigos também o poderão ver», referiu.

Já a directora do gabinete de protecção infantil de Butler, diz que o objectivo da sua repartição consiste em trabalhar com os pais ao tentar ajudá-los a encontrar trabalho e a obter os pagamentos através do tribunal civil. As queixas criminais são o último recurso. Não pagar o sustento a um filho pode trazer uma pena de prisão até 18 meses, com multas que são posteriormente anexadas à dívida já em causa.

«Não estamos a tentar penalizar estas pessoas, estamos apenas a tentar ajudar as crianças que têm o direito a receber o que já é seu por direito», acrescenta Cynthia Brown.
Continue a ler esta notícia

Relacionados