Mais de dez mil refugiados chegaram ao Uganda - TVI

Mais de dez mil refugiados chegaram ao Uganda

RD Congo

RD Congo: estes refugiados fogem aos combates nos arredores de Rutshuru

Relacionados
Mais de dez mil pessoas atravessaram esta quinta-feira a fronteira que separa a República Democrática do Congo e o Uganda, através de localidade de Ishasha, no Sudoeste do país - revelou o Gabinete da ONU para a Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA), escreve a Lusa.

A maioria dos refugiados transporta consigo os equipamentos necessários para dormir com a família, enquanto o Programa Alimentar Mundial (PAM) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) lhes proporcionam alimentos.

Os recém-chegados procedem de aldeias congolesas a 50 e 70 quilómetros da fronteira e quase todos pedem para ser transferidos para Nakivale, a cerca de 350 quilómetros, que oferece maior segurança, disse o chefe da equipa do ACNUR, Yumiko Takashima.

Estes refugiados fogem aos combates nos arredores de Rutshuru e alguns afirmam ter sido atacados e maltratados pelos rebeldes do Congreso Nacional para a Defesa do Povo (CNDP) de Laurent Nkunda.

«Os rebeldes mataram toda a gente na minha aldeia. Levaram os meninos e mataram o resto da população», contou Daudi, um refugiado de 25 anos, que considera um milagre ter conseguido escapar com a mulher, depois depercorrer mais de 60 quilómetros entre Kiawanja e a fronteira ugandesa.
Continue a ler esta notícia

Relacionados