Rússia é prioridade da NATO - TVI

Rússia é prioridade da NATO

José Lello

Relações entre Aliança Atlântica e Rússia está no topo da agenda em Vilnius, disse José Lello

Relacionados
A normalização das relações entre a Aliança Atlântica (NATO) e a Rússia é o ponto forte da reunião da Comissão Permanente da Assembleia Parlamentar da organização dos 28 entre sábado e segunda-feira na Lituânia, revelou esta sexta-feira José Lello, segundo a Lusa.

Em declarações telefónicas à agência Lusa desde a Polónia, onde se encontrava a caminho de Vilnius, o presidente da Assembleia Parlamentar da NATO recordou que as relações entre a organização e a Rússia estiveram interrompidas desde a guerra na Geórgia, em Agosto de 2008.

«É importante voltar a normalizar os encontros do Conselho NATO-Rússia», sublinhou o dignitário, à frente de uma delegação portuguesa que integra Rui Gomes da Silva (PSD), vice-presidente, e Júlio Miranda Calha (PS), presidente da Comissão de Defesa daquela Assembleia Parlamentar.

A reunião na Lituânia passa pelo planeamento da participação do legislativo aliado na sessão de Maio em Roma, no quadro das comemorações dos 60 anos da fundação da NATO, explicou.

Face ao encontro da Assembleia Parlamentar marcado igualmente para Maio na capital norueguesa, José Lello adiantou que os trabalhos em Vilnius passam pelo balanço da situação em cada um dos 28, pela análise do estatuto dos novos membros (Croácia e Albânia) e pela necessária aprovação de relatórios financeiros.

Acrescem a ponderação do plano do presidente norte-americano, Barack Obama, para o Afeganistão e, também, da candidatura - vetada pela Turquia - do primeiro-ministro dinamarquês, Anders Fogh Rasmussen, a secretário-geral da organização, para substituir o holandês Jaap de Hoop Scheffer, cujas funções terminam a 1 de Agosto próximo.

A concluir, José Lello valorizou o novo conceito estratégico aliado, que está a ser tratado por uma comissão ad-hoc nomeada para o efeito, a submeter aos parlamentares em Oslo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados