Anglicanos vão decidir se ordenam bispos homossexuais - TVI

Anglicanos vão decidir se ordenam bispos homossexuais

(Arquivo)

Assunto vai ser objecto de reflexão

Relacionados
A Igreja Anglicana de Inglaterra vai rever a sua posição sobre as relações entre pessoas do mesmo sexo e estudar a possível ordenação de bispos homossexuais, matéria que divide há vários anos esta comunidade religiosa, segundo um comunicado oficial este sábado divulgado, noticia a AFP.

«Passaram seis anos desde que a Câmara de bispos publicou a Declaração pastoral, antes da entrada em vigor da parceria civil [união reservada aos homossexuais no Reino Unido] em Dezembro de 2005», referiu a igreja, em comunicado.

«A preparação deste documento foi a última vez que a Câmara de bispos considerou e avaliou em profundidade a questão das relações entre o mesmo sexo (...) Decidimos que chegou a hora de rever¿ a Declaração pastoral, lê-se na mesma nota informativa.

A Igreja Anglicana de Inglaterra vai decidir «se os sacerdotes que vivem em parceria civil são elegíveis para o cargo de bispo», esclareceu o bispo de Norwich (este), Graham James, citado pelas agências internacionais.

«A declaração de 2005 é omissa sobre esta matéria (...). A revisão estará concluída em 2012¿ e será seguida de um ano de consultas, indicou o mesmo representante.

A Igreja Anglicana tem vindo a ser pressionada a esclarecer a sua posição sobre a ordenação de bispos homossexuais depois de Jeffrey John, padre celibatário e homossexual que vive com outro religioso, ter sido forçado a renunciar ao cargo de arcebispo de Reading em 2003.

A Igreja de Inglaterra é a igreja mãe da comunidade anglicana, que tem cerca de 77 milhões de fiéis em todo o mundo.
Continue a ler esta notícia

Relacionados