Inglaterra: mulher pode ser obrigada a cirurgia - TVI

Inglaterra: mulher pode ser obrigada a cirurgia

Saúde (arquivo)

Justiça britânica permitiu inclusivamente a sedação de uma paciente com cancro com fobia a hospitais

Uma paciente com cancro vai ser forçada a submeter-se a uma cirurgia depois de ter sido considerada incapaz de tomar decisões relativamente à sua saúde por um tribunal britânico.

P. S., como é identificada, tem um cancro no útero e tem que ser operada para a remoção dos ovários e trompas de Falópio, relata a BBC, mesmo que o tumor tenha um crescimento lento.

Segundo o juiz do caso, P. S. tem «um funcionamento intelectual significativamente debilitado», que passa pela fobia por agulhas e hospitais.

O medo de hospitais tem levado a que a paciente tenha faltado às consultas e tratamentos, o que pode levar a que seja sedada para ser levada ao estabelecimento hospitalar para ser operada e até mesmo no período pós-operatório.

«Apesar de a decisão ser incomum e poder envolver o uso da força, estou ainda assim impressionado com o cuidado e a análise dispendidos para garantir que P.S. receba um tratamento que ela claramente necessita e que é de seu interesse receber», disse o juiz, acrescentando que estas decisões são normalmente mantidas em sigilo pela Justiça mas que neste caso podem ajudar a «enfrentar um dilema parecido».
Continue a ler esta notícia