Londres: 5 detidos durante visita do primeiro-ministro chinês - TVI

Londres: 5 detidos durante visita do primeiro-ministro chinês

Protestos contra China em Londres

Manifestantes pró-Tibete lançaram-se contra veículo do chefe de governo

Cinco manifestantes pró-Tibete foram presos hoje depois de se lançarem contra o veículo que transportava o primeiro ministro chinês, Wen Jiabao, numa visita à embaixada da China em Londres, segundo fontes policiais, noticia a Lusa.

Os manifestantes foram agarrados pelos policiais depois de terem saltado as barreiras de segurança e tentado correr em direcção do edifício da embaixada.

Fonte policial adiantou que cinco homens foram presos por «perturbarem a paz».

Jiabao, no segundo dia da última paragem da sua digressão europeia, tinha à espera cerca de 200 ruidosos manifestantes pró-Tibete e 100 rivais pró-China, no exterior da embaixada.

«Queremos que a China liberte o nosso povo de um regime brutal. A China aprisionou e matou milhares. Apelamos a Wen Jiabao que mantenha conversações directas com o Dalai Lama», disse à agência noticiosa France Press um manifestante pró-Tibete, Tse Ring, de 33 anos e trabalhador humanitário.

Os protestantes empunhavam cartazes onde se lia: «Wen Jiabao, tens sangue tibetano nas tuas mãos».

Do outro lado da rua, com uma bandeira chinesa nas mãos, um estudante chinês que quis ser identificado apenas como Jin, de 20 anos, demarcou-se dos protestos pró-tibetanos em declarações também à France Press.

«Acho que estão a ser influenciados pela propaganda. Não vejo como podem realmente saber o que se passa no Tibete», disse.
Continue a ler esta notícia