Iraque: ingleses criticam saída das tropas - TVI

Iraque: ingleses criticam saída das tropas

  • Portugal Diário
  • 17 dez 2007, 09:58

Imprensa britânica vê entrega de Bassorá a iraquianos como uma «retirada»

Relacionados
A entrega britânica do controlo da província petrolífera de Bassorá às autoridades iraquianas, efectuada no domingo, é encarada predominantemente como uma «retirada» pela imprensa londrina desta segunda-feira, noticia a agência Lusa.

«As forças britânicas efectuaram uma retirada, mas é doloroso verificar que nada mais fizeram do que sair de um atoleiro tribal que não compreendem totalmente», escreve o Guardian (jornal de centro-esquerda).

O Times (jornal conservador) considera que as tropas britânicas desempenharam «um papel claramente positivo» no Sul do Iraque, nomeadamente em Bassorá, onde «a segurança melhorou grandemente e os investimentos começam a fazer a diferença». «Mas é uma paz frágil», acrescenta o jornal, que refere que «nenhum britânico, civil ou militar é bem-vindo à cidade».

Apenas o Daily Telegraph (jornal de tendência de direita) considera a entrega como um gesto positivo: «O cálculo que foi feito em Bassorá, como aquele que foi feito em Belfast, foi o de que o nível de desordem baixou para um nível que pode ser gerido pela polícia regular, embora possam ser rapidamente enviados reforços se forem necessários e esse cálculo é certamente correcto.»

O Independent (centro) afirma que «não é uma vitória para os britânicos mas também não o é para os iraquianos», saudando a redução do contingente mas lamentando «as perdas para as quais os britânicos contribuíram».
Continue a ler esta notícia

Relacionados