Bélgica admite receber prisioneiros de Guantánamo - TVI

Bélgica admite receber prisioneiros de Guantánamo

Prisão de Guantanamo (foto Lusa)

Ministro dos Negócios Estrangeiros esteve reunido em Washington com Hillary Clinton

Relacionados
O governo belga está disposto a receber alguns dos detidos de Guantanamo, revelou esta sexta-feira o ministro dos Negócios Estrangeiros, Karel De Gucht, noticia a Reutrers.

«Se a administração americana está preparada para assumir a responsabilidade de fechar Guantanamo, penso que nós devemos assumir também as nossas responsabilidades», justificou o chefe da diplomacia belga em Washington, onde se reuniu com a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

Segundo De Gucht, a Bélgica poderá receber «dois ou três» presos de um total de entre 50 e 60 pessoas. «Mas isto não significa que que vamos correr riscos irreflectidos», afirmou.



Por seu lado, Hillary Clinton expressou o «grande reconhecimento» pela cooperação oferecida pela Bélgica, bem como por outros países.



Recorde-se que o presidente americano, Barack Obama, manifestou a intenção de fechar a prisão de Guantanamo, mas na quinta-feira levantou pela primeira vez a hipótese de manter alguns presos detidos nos Estados Unidos, por entender que constituem um perigo potencial para o país.
Continue a ler esta notícia

Relacionados