Diabéticos: médicos devem «entrar no quarto» - TVI

Diabéticos: médicos devem «entrar no quarto»

Diabetes cada vez mais comum entre crianças

Diabéticos têm quatro vezes mais probabilidades de serem impotentes

Relacionados
Os diabéticos têm quatro vezes mais probabilidades de serem impotentes em relação aos que não sofrem desta doença, que também transforma as parceiras em «doentes escondidas», segundo especialistas participantes no congresso da Associação Americana de Diabetes, noticia a Lusa.

Numa palestra em São Francisco, Donna Rice, que desenvolve projectos de educação nesta área, a maior probabilidade de disfunção eréctil deve-se nomeadamente aos problemas vasculares associados.

Num diagnóstico têm ainda que entrar, porém, outros factores como a idade, duração da doença, o controlo da glicémia e complicações renais, lembrou a especialista.

«Quem tem grandes concentrações de açúcar no sangue provavelmente não tem energia, nem concentração ideais e um orgasmo passa muito pela concentração», notou Rice, sublinhando a necessidade de os médicos «entrarem no quarto» dos diabéticos, tal como falam das suas «doenças dos pés e dos olhos».

A avaliação de diversos factores também foi defendida pelo médico Lawrence Fisher, que revelou a sua surpresa por a maioria dos doentes desvalorizarem a influência da idade no funcionamento do corpo: «dizem sempre que a culpa é da diabetes».

O investigador da Universidade da Califórnia referiu a «auto-culpa» e «culpabilização do doente pelo seu parceiro» principalmente na diabete tipo 2, muito associada ao excesso de peso, que por sua vez pode levar à baixa auto-estima.

Num estudo apresentado, mais de metade de diabéticos de tipo 2 com um índice de massa corporal acima dos 30 tem companheiros também obesos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados