Encontrado «arsenal» de guerra em Caracas - TVI

Encontrado «arsenal» de guerra em Caracas

  • Portugal Diário
  • 20 nov 2007, 23:42

Armas, telemóveis e substâncias psicotrópicas poderiam ser usadas para «desestabilizar o país»

Relacionados
Os serviços de segurança venezuelanos localizaram, hoje, em Caracas, um «arsenal» de armas, telemóveis e substâncias psicotrópicas que poderiam ser usadas para «desestabilizar o país», tendo detido quatro pessoas, revelou o governo, noticia a Lusa.

«Trata-se de um arsenal de apetrechos militares», disse o ministro venezuelano do Poder Popular para o Interior e Justiça, Pedro Carreño, precisando que foram encontradas armas de combate, pistolas, metralhadoras e mais de seis mil munições.

Adiantou que a rusga teve lugar na quinta «Los MB», na sequência de investigações realizadas após a detenção, na Praça El Cristo de Petare, em Caracas, de dois indivíduos que tentaram subornar oficiais da Guarda Nacional que lhes pediram os documentos de identificação.

Entre os artigos apreendidos, há «78 telemóveis, cada um deles com códigos e nomes (de pessoas), registos de chamadas e mensagens» e vários computadores portáteis, que estão a ser analizados pela Disip (polícia política).

Frisou ainda que todas as armas são de fabrico norte-americano e que havia, entre os artigos apreendidos, uniformes de combate nos desertos. O ministro venezuelano atribuiu o arsenal a «sectores» que pretendem apoderar-se do poder pela via violenta.

«Se algum sector do Estado venezuelano não está de acordo com a reforma (constitucional, proposta pelo presidente Hugo Chávez), tem que esperar até 2 de Dezembro (data em que será referendada) e manifestar a sua vontade pelo não».

O ministro adiantou que as autoridades suspeitam que os quatro detidos sejam de nacionalidade colombiana e tenham documentação falsa, pelo que notificaram o DAS da Colômbia, para que coopere ajudando a conseguir a verdadeiras identidade dos detidos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados