Equador corta relações com a Colômbia - TVI

Equador corta relações com a Colômbia

  • Portugal Diário
  • 3 mar 2008, 23:45

Governo de Quito «rejeita energicamente» as acusações de ligação às FARC

Relacionados
O Equador cortou relações diplomáticas com a Colômbia, revelou esta noite, em Bogotá, o Ministério colombiano dos Negócios Estrangeiros, noticia a agência Lusa.

Domingo à noite, o presidente do Equador, Rafael Correa, anunciou numa alocução televisiva a expulsão do embaixador colombiano em Quito e a mobilização de tropas na sua fronteira comum com a Colômbia.

Equador expulsa embaixador colombiano

Colômbia em crise com os vizinhos

«Perante a sucessão de factos e de acusações pouco amistosas e em conformidade com a Convenção de Viena sobre as relações diplomáticas de 1961, o governo do Equador decidiu romper as relações diplomáticas com o governo da Colômbia a partir de hoje», lê-se na mensagem equatoriana a que a agência France Presse teve acesso.

Nesta mensagem, o governo de Quito «rejeita energicamente» as acusações do director da polícia colombiana, general Oscar Naranjo, sobre as relações entre o governo de Rafael Correa e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

Durante todo o dia de hoje, as autoridades colombianas acusaram o Equador de manter relações com a guerrilha das FARC e puseram em causa o presidente Correa.

Correa é esperado quarta-feira na Venezuela, anunciou entretanto o embaixador equatoriano em Caracas, René Vargas.

A Colômbia enfrenta uma grave crise com os seus vizinhos do Equador e da Venezuela, na sequência do ataque militar conduzido sábado contra as FARC em território equatoriano que eliminou o «número dois» daquela guerrilha, Raul Reyes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados