Guiné-Bissau: Cavaco condena golpe de Estado - TVI

Guiné-Bissau: Cavaco condena golpe de Estado

Cavaco Silva

E Governo faz um «veemente» apelo ao fim de todos os atos de violência

Relacionados
O presidente da República, Cavaco Silva, condenou esta sexta-feira a tentativa de golpe de Estado na Guiné-Bissau ocorrida na noite de quinta-feira.

O chefe de Estado português, durante uma visita ao Palácio Nacional de Mafra, comentou o incidente da passada noite de quinta-feira na Guiné-Bissau, deixando clara a posição do país: «Portugal está a tomar o papel que lhe compete mas é preciso que a comunidade internacional não deixe de olhar para a situação dramática do povo guineense.»

Para Cavaco Silva «se a comunidade internacional não tomar uma posição firme e determinada, as forças militares guineenses serão fonte de violência».

Um comunicado analisado esta sexta-feira pela agência Lusa, explica que o golpe de Estado, que envolveu a utilização de armas pesadas, visou defender as Forças Armadas de uma alegada agressão de militares angolanos em Bissau, que teria sido autorizada pelo Presidente guineense.

A Lusa noticia ainda que o primeiro-ministro foi preso e levado para local desconhecido após um ataque à sua residência.

Esta sexta-feira a calma regressou à Guiné-Bissau e a rádio pública voltou a emitir.
Continue a ler esta notícia

Relacionados