Japão: equipas de resgate só encontram cadáveres - TVI

Japão: equipas de resgate só encontram cadáveres

As estimativas oficiais apontam para dez mil mortos, mas a ainda esta segunda-feira a agência noticiosa nipónica revela que foram localizados cerca de dois mil mortos numa praia

Relacionados
Os contornos da tragédia no Japão ganham dimensão cada vez maior numa altura em que as equipas de resgate têm dificuldade em encontrar sobreviventes. Os trabalhos de busca traduzem-se, por isso, na recolha de cadáveres.

As estimativas oficiais apontam para dez mil mortos, mas a ainda esta segunda-feira a agência noticiosa nipónica revela que foram localizados cerca de dois mil mortos numa praia.

Shuko Izawa procura a mãe, mas depois de correr os centros de abrigo é com os piores receios que volta à localidade onde esta vivia. No monte de destroços, uma fotografia que lhe parece ser de um vizinho mas a casa da mãe nem sequer consegue localizar. Como esta história, somam-se muitas outras com trágico desfecho.

Cem mil elementos do exército japonês vasculha em busca de sobreviventes, mas sem êxito. É o caso de Shishido Atsushi, um sobrevivente, que terá perdido toda a família:

«Os meus familiares e amigos desapareceram depois do tsunami ter destruído a aldeia. Foram todos levados pelas águas».

Uma equipa de televisão japonesa que fazia uma reportagem sobre pesca, acabou por registar o horror de sexta-feira. Primeiro a terra a tremer, ao ponto de abrir rachas na terra, depois a subida das águas até arrasar por completo a aldeia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados