Síria: responsável da ONU fala em guerra civil - TVI

Síria: responsável da ONU fala em guerra civil

Hervé Ladsous diz que rebeldes controlam «largos pedaços de território» em algumas cidades

Relacionados
O responsável das Nações Unidas (ONU) para as operações de manutenção de paz disse que o conflito da Síria se trata agora de uma guerra civil a larga escala.

Hervé Ladsous salientou, citado pela Reuters, que o governo já perdeu o controlo de «largos pedaços de território» em algumas cidades.

A admissão que este conflito já se trata de uma guerra civil em todo o país foi feita durante uma entrevista à agência noticiosa, depois de questionado se a descrição poderia ser feita nesses termos. «Sim, penso que podemos dizê-lo assim», apontou.

O sub-secretário-geral da ONU para as Operações de Manutenção de Paz disse ainda que o ataque a observadores da ONU na terça-feira passada foi deliberado.

Entretanto, observadores da ONU dizem que foram atacados e forçados a voltar para trás, quando tentavam chegar à cidade de Haffa no norte da Síria, onde as posições rebeldes estão a ser bombardeadas pelas forças governamentais. Os observadores terão sido alvo de pedras arremessadas por uma multidão.

Pelo menos 36 pessoas morreram em confrontos na Síria esta terça-feira, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

As forças do regime do contestado presidente Bashar al Assad lançaram bombas em redutos rebeldes na província de Deir Ezzor, no leste, em Aleppo, no norte, e em várias partes da província de Homs, no centro.

Cerca de 120 pessoas morreram em outros confrontos em Al-Hafa na semana passada, incluindo 58 soldados, 29 civis e 23 rebeldes, além das centenas de feridos, de acordo com o OSDH.

Mais de 14.100 pessoas morreram, a maioria civis, desde o início da revolta, em março de 2011, contra o regime sírio.
Continue a ler esta notícia

Relacionados