Moçambique assina acordo com Mugabe - TVI

Moçambique assina acordo com Mugabe

  • Portugal Diário
  • 21 dez 2007, 15:50

Decisão visa criar Corredor de Desenvolvimento da Beira, que liga os dois países

Relacionados
Os Presidentes de Moçambique, Armando Guebuza, e do Zimbabué, Robert Mugabe, assinaram esta sexta-feira o acordo que cria o Corredor de Desenvolvimento da Beira, decisão que visa o progresso económico deste espaço que liga os dois países, escreve a Lusa.

Pelo corredor da Beira, centro de Moçambique, que compreende uma linha férrea e estrada, transitam as exportações e importações do Zimbabué, país sem acesso directo ao mar e por isso utiliza o porto moçambicano da Beira para escoar os seus produtos.

A importância vital do corredor da Beira para o Zimbabué levou o Governo de Mugabe a envolver-se directa e militarmente ao lado das tropas governamentais da FRELIMO, partido no poder em Moçambique, no conflito contra a antiga guerrilha da RENAMO, 1976-92, actualmente o maior partido da oposição moçambicana.

Com o acordo os dois governos «comprometem-se a criar um quadro jurídico-legal que permita a atracção de investimentos e projectos de desenvolvimento económico em toda a extensão abrangida pelo corredor», de pouco mais de 200 quilómetros.

Os graves problemas económicos com que se confronta o Zimbabué, na sequência de uma controversa reforma agrária lançada em 2000, tem provocado um fraco aproveitamento das infra-estruturas implantadas no referido corredor.

Além de depender das estradas e das linhas férreas do centro de Moçambique para as suas transacções internacionais, o Zimbabué sustenta-se igualmente da energia da barragem moçambicana de Cahora Bassa, cujos fornecimentos paga sempre com atraso.
Continue a ler esta notícia

Relacionados